Stocks e Merchandising (SM)

1ºano do curso de Empregado Comercial.

Programa da Disciplina de Stocks e Merchandising:

1.       Aprovisionamento:
·         Gestão de stocks;
·         Armazenagem de mercadorias;
2.       Princípios e fundamentos do merchandising:
·         Embalagens de produtos;

3.       Higiene e segurança no trabalho aplicado aos passos comerciais;

Definir o que é Stock:
Mercadorias ou produtos existentes em armazém.

Definir o que é Merchandising:
Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de tal maneira que acelere sua rotatividade.

Aprovisionamento
1.      aprovisionamento é um processo que abrange vários aspetos na relação entre fornecedores e empresa, constituindo um conjunto de atos administrativos:
·         A administração e negociação, abastecimento da empresa logística;
·         O abastecimento tem a ver com as matérias-primas, componentes de produção sobressalentes, módulos, produtos acabados e semiacabados, linhas de montagem, armazéns;
Em suma o aprovisionamento gere todo o ciclo entre empresa e fornecedores e os produtos a adquirir, estando este conceito relacionado com a logística de entrada. Designa-se como aprovisionamento o processo que vai desde a entrada até ao momento da produção.
Como o cliente procura o melhor fornecedor, o aprovisionamento procura o melhor processo de negociação com os fornecedores.

2.      Gestão de stocks é uma área da administração das empresas, pois o desempenho nesta área tem reflexos imediatos nos resultados comerciais e financeiros da empresa.
O objetivo da gestão de stocks envolve a determinação de três decisões principais:
·         Quanto encomendar,
·         Quando encomendar;
·         Quantidade de stock de segurança que se deve manter para que cada artigo assegure um nível de serviço satisfatório para o cliente.
Todas as organizações, seja qual for o sector de atividade em que operem, partilham a seguinte dificuldade:
Como efetuar a manutenção e controle do stock. Este problema não reside apenas nas empresas mas também em instituições de carácter social e/ou de índole não lucrativo, visto os stocks existirem transversalmente na sociedade, sejam em agrícolas, fabricantesgrossistasretalhistas, mas também em escolasigrejasprisões e em todo o tipo de estabelecimentos comerciais.
Fazer com que um produto em stock esteja constantemente pronto a dar resposta a uma encomenda de um cliente será uma boa definição para gestão de stocks. A sua boa gestão passa por satisfazer a exigência, satisfazendo também a componente económica.

3.      Corresponde ao custo de processamento da encomenda, que poderá ser a compra feita a um fornecedor, mas também aos custos associados à inspeção e transferência do material, assim como os custos relativos à produção.

4.      O Controlo de Stock é uma área muito importante de uma empresa, grande ou pequena, pois é através dele que ela será capaz de prever o quanto que será necessário comprar no próximo pedido ao fornecedor, além de fornecer informações úteis sobre as vendas, já que muitas vezes os relatórios do setor de vendas não são muito claros e não condizem com a realidade, afinal, o setor de vendas quer comissões. O principal objetivo do controle de stocks “é otimizar" o investimento em stocks, aumentando o uso eficiente dos meios internos de uma empresa, e minimizar as necessidades de capital investido em stocks”.

5.      stock de Segurança é determinado diretamente através de previsões. Não conseguindo serem estas previsões absolutamente exatas, o stock de segurança irá funcionar como uma proteção quando a procura atinge valores superiores ao esperado. Como foi referido anteriormente as principais variáveis a ter em conta são a procura e o tempo de aprovisionamento designado também por prazo de entrega. É nestas variáveis que o stock de segurança irá desempenhar um papel fundamental na medida em que a satisfação da procura terá que ser garantida nas situações em que o prazo de aprovisionamento é superior ao valor médio previsto, a procura é superior ao valor médio previsto e no caso de as duas situações acontecerem simultaneamente. É ainda importante referir a relação direta existente entre o aumento dos stocks de segurança e:
·         Aumento dos custos de rutura e dos níveis de serviço;
·         Descida dos custos de posse;
·         Maiores variações na procura;
·         Maiores variações no prazo de entrega.

Custos Diretos:
Dizem respeito aos meios diretamente utilizados nas intervenções e constam essencialmente de:
Mão-de-obra;
Peças de substituição;
Matérias-primas e consumíveis;
Trabalhos subcontratados;
Uma parcela dos Custos Globais da Manutenção;
Uma parcela dos Custos de Posse de Stock

Custos Indiretos:
Estes custos derivam essencialmente das consequências advindas da existência de uma avaria, para a empresa em geral e para o utilizador em particular.
  Têm a haver com o grau de importância ou de criticidade do Equipamento e podem ser muito superiores aos Custos Diretos de reparação.
  Para a sua formação contribuem nomeadamente os:

Custos de Perda de Produção:
Produtos não fabricados
Matéria-prima desperdiçada
Perda de qualidade
Produtos desclassificados
Mão-de-obra parada
Amortização das máquinas paradas
Penalidades por incumprimento de prazos
Custos com novo arranque das máquinas



1.     A Armazenagem é a guarda provisória de produtos para futura distribuição e dentro deste processo são necessários alguns equipamentos para facilitar a acomodação do material e a movimentação. Existem diversos tipos de equipamentos de armazenagem que são utilizados de acordo com a necessidade do produto a ser armazenado e da área disponível. A função dos equipamentos de armazenagem é alcançar a otimização na movimentação de cargas, obtendo com isso, vantagens como: redução do custo homem/hora, menores custos de manutenção do inventário bem como melhor controle do mesmo, rapidez na estocagem e movimentação das cargas, racionalização do espaço de armazenagem com melhor aproveitamento vertical da área de estocagem, diminuição das operações de movimentação, redução de acidentes pessoais e diminuição de danos aos produtos.

2.     Armazenagem em função dos materiais:
A armazenagem deve ter em conta a natureza dos materiais de modo a obter-se uma disposição racional do armazém, sendo importante classificá-los (Krippendorff, 1972).

·         Material diverso:
O principal objetivo é agregar o material em unidades de transporte e armazenagem tão grandes quanto possíveis, de modo a preencher o veículo por completo.

·         Material a granel:
A armazenagem deste material deve ocorrer nas imediações do local de utilização, pois o transporte deste tipo de material é dispendioso. Para grandes quantidades deste material a armazenagem faz-se em silos ou reservatórios de grandes dimensões. Para quantidades menores utilizam-se bidões, latas e caixas.

·         Líquidos:
Nos líquidos aplica-se a mesma lógica do material a granel. Estes têm a vantagem de poderem ser diretamente conduzidos do local de armazenagem para a fábrica através de condutas.

·         Gases:
Os gases obedecem a medidas especiais de precaução, uma vez que tornam-se perigosos ao estarem sujeitos a altas pressões e serem inflamáveis. Por sua vez a armazenagem de garrafas de gás está sujeita a regras específicas e as unidades de transporte são por norma de grandes dimensões

3.     Armazenagem temporária
Aqui podem ser criadas armações corridas de modo a conseguir uma arrumação fácil do material, colocação de estrados para uma armazenagem direta, pranchas entre outros. Aqui a força da gravidade joga a favor (Krippendorf, 1972).

4.     Armazenagem permanente
É um processo predefinido num local destinado ao depósito de matérias. O fluxo de material determina (Krippendorf, 1972).
·         A disposição do armazém - critério de armazenagem;
·         A técnica de armazenagem - espaço físico no armazém;
·         Os acessórios do armazém;
·         A organização da armazenagem;

5.     Armazenagem interior/exterior
A armazenagem ao ar livre representa uma clara vantagem a nível económico, sendo esta muito utilizada para material de ferragens e essencialmente material pesado (Krippendorf, 1972).

6.     Modos de Armazenagem:
·         Em certas empresas, a armazenagem de certos materiais constitui uma questão delicada;
·         O espaço ocupado aumenta à medida que proliferam os diversos tipos de materiais e os resultados são sempre insatisfatórios quando se pretende arrumar convenientemente um volume elevado;
·         Assim sendo teremos que recorrer a gruas, transportadores, diferenciais elétricos, diferenciais manuais, pinças de elevação, ou até a busculares de bidões;
·         Ex. Prático: Linha de Montagem;

7.     Organização dos espaços, dos artigos e dos documentos de armazém:
·         A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de receção, recarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados.

8.     Aspetos logísticos de um pequeno armazém:

·         Armazém:
·         Instalações de armazenagem;
·         Equipamento de armazenagem; 
·         Organização do espaço, dos artigos e dos documentos;
·         Aspetos logísticos de um pequeno armazém;
·         Armazenagem;
·         Quando e como encomendar;
·         Stock mínimo de segurança;
·         Receção de mercadorias e sua conferência;
·         Controlo de entradas e saídas;
·         Gestão de encomendas;
·         Organização de base de dados;
·         Escolha de sortido;
·         Comunicação com fornecedores;

Princípios e Fundamentos do Merchandising:

O Que é?
Divulgação de uma marca ou mensagem em conteúdo de entretenimento ou educativo.

Para Que Serve?
Oportunidade adicional das marcas envolverem emocionalmente o consumidor com seus produtos.

Organização do Espaço de Venda:

O Que são Lineares- O linear é toda a superfície que promove a exposição do produto.
O Que são Gondolas- Estante com duas faces com prateleiras, facilita a circulação e aproximação dos clientes.
A gôndola serve para exposição e armazenamento dos produtos, tem dimensões médias entre 1,8 e 2 metros de altura e entre 50 e 70 centímetros de profundidade. O seu comprimento é variável, de acordo com a dimensão da secção e da loja. 

O Que são Ilhas:
Ao nível dos expositores, encontramos ainda as ilhas, que podem ser frigoríficas, normalmente de grande dimensão e capacidade de exposição. A disposição do produto é feita na horizontal. Este equipamento é normalmente utilizado nos produtos de grande rotação, principalmente congelados.
 O Que são Espaços Quentes/ Frios num Ponto de Venda:
Espaço Quente- Zona de maior circulação, de interesse e acesso imediatos.

Espaço Frio- Local de circulação com necessidade de dinamização ao qual o cliente terá tendência a não se deslocar.


O Que são Secções:
As secções de um estabelecimento têm como objetivo a exposição dos produtos.
Todo o espaço deve ser concebido de modo a facilitar a circulação e a movimentação em várias zonas da loja.
As secções devem ser definidas de forma a permitirem uma apresentação ativa e apelativa aos produtos.
Ø  A execução das secções de uma loja, seja de uma grande superfície ou de uma loja de serviços com atendimento ao público, depende de vários fatores, tais como:

        I.            Os objetivos da empresa;
        I.            As limitações técnicas;
      II.            O comportamento dos consumidores;
    III.            

A circulação dos clientes no espaço de venda;











Maximização do metro do linear:
Ø  Rentabilização de cada m2 de área de venda, fazendo passar por elas o maior número possível de clientes;

O que são Famílias:
Uma família é um grupo de produtos que passam por etapas semelhantes de processamento e utilizam equipamentos comuns nos processos anteriores. Sendo assim, infelizmente o pré conceito existente de que famílias de produtos esteja vinculado com produtos de mesma aplicação e/ou caraterísticas geométricas, por exemplo, esta totalmente errado.
A aplicação do algoritmo CNA como método para definição da família de produtos apresentou os seguintes resultados:
Ø  245 Produtos classificados em três famílias por similaridade de processos;
·         Família I, com o agrupamento de 116 produtos;
·         Família II, com o agrupamento de 56 produtos;
·         Família III, com o agrupamento de 73 produtos;


A Importância da Embalagem:
A embalagem é o principal elemento de conexão de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. É um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto. Se a embalagem não for condizente com o produto, não chamar a atenção de quem o compra, a chance do consumidor não perceber o produto é maior.

Importância do Design e da Cor:
·         É um fator muito importante desse poderoso componente dos produtos;
·         Cada cor possui uma característica única;
·         O vermelho é a cor que mais se distingue visualmente e a mais rapidamente distinguida pelos olhos;
·          O laranja é resultado da mistura do vermelho com o amarelo a as áreas coloridas pelo laranja parecem sempre maiores do que são na realidade;
·         O amarelo é uma cor fundamental e passa a ideia de atenção;
·         O verde é uma das três cores primárias em cor-luz e representa a esperança;
·         O azul é a cor mais escura das três cores primárias e todas as cores que se misturam com ela esfriam-se, por ser ele a mais fria das cores;
·         O violeta significa a conquista do vermelho com a entrega delicada do azul;
·         A cor magenta é uma cor próxima ao violeta, e simboliza devoção, fé, temperança, castidade, dignidade, abundância, riqueza, autoridade e poder;
·          O marrom não existe como luz colorida, por ser um amarelo sombrio;
·         O branco é a síntese aditiva das luzes coloridas. Uma cor-luz e sua complementar sempre produzem o branco;

Impacto Visual:
·         De grande impacto visual, as embalagens comunicam os valores das marcas dos produtos que embalam, fator determinante no processo de compra de consumidores cada vez mais exigentes.
·         O design da embalagem passa a responder pela diferenciação do produto, criando impacto visual necessário para a sua identificação, atraindo o consumidor e estabelecendo um contacto emocional com este.
·         O elo de ligação e de comunicação estabelecido entre produto, consumidor e marca, se eficiente, pode resultar em fidelidade mesmo que temporária à marca adquirida.
·         As cores e formas conferidas às embalagens podem adquirir significados simbólicos e sugerir determinadas impressões e estados emocionais resultando num bom funcionamento dos objetivos finais da mensagem publicitária.
·         Pois, além de haver identificação do consumidor com o produto no ponto de venda através da embalagem, esta ainda pode permanecer com o consumidor passando a conviver na sua casa por determinado tempo e assim se estabelecer um vínculo emocional bastante favorável aos adjetivos de marketing.

Rotulagem da Etiqueta?
·         A rotulagem pode se definida como o ato de atribuir uma característica ou uma marca distinta.
·         No caso concreto dos rótulos ecológicos a característica que se pretende atribuir está relacionada com o menor impacte ambiental associado a um produto, serviço ou empresa.
1.      Tipo I- Rotulagem Ambiental – prevê a minimização dos impactes ambientais para todas as partes interessadas e prevendo certificação de terceira parte;
2.      Tipo II ou alegações ambientais autodeclaradas – prevê a alegação sobre aspetos ambientas de um produto, não sendo certificado nem recorrendo a critérios validados, pelo que o seu nível de transparência e credibilidade é menor do que os outros dois tipos;

3.      Tipo III ou declarações ambientais do produto – prevê a quantificação dos impactes ambientais do produto ao longo do seu ciclo de vida, sendo os dados verificados por uma entidade independente, servindo como instrumento de comunicação ao fornecer informação verificável e rigorosa sobre aspetos ambientais;

Promoção dos Produtos:

Qual a importância de promover os produtos?
É a importância da publicidade.

De que forma se pode promover os produtos?
O empresário pode dispor de várias ideias para promover seus produtos.

As mais usadas e eficazes são:
1.º   Amostra;
2.º   Aniversário da loja;
3.º   Brinde;
4.º   Cooperação com fornecedores;
5.º   Descontos e promoções;
6.º   Demonstrações;
7.º   Aproveitamento das estações do ano;
8.º   Entrega grátis;
9.º   Fidelização de clientes;
10.º                      Oferecimento de algo grátis;
11.º                      Garantia;
12.º                      “Leve 3 e pague 2;
13.º                      ”Lançamentos;
14.º                      Oferta do dia;
15.º                      Orçamento grátis;
16.º                      Atenção às oportunidades;
17.º                      Ações sociais;
18.º                      Vale brinde e volume. 








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