2ºano do curso de Empregado Comercial.
Programa da Disciplina Técnicas de Atendimento:
1. Comunicação interpessoal;
1.1. Elementos intervenientes no processo de comunicação;
1.2. Caracterização dos diferentes perfis de comunicação;
1.3. Comunicação assertiva;
1.4. Comunicação empática;
1.5. Barreiras gerais do processo de comunicação;
1.6. Formas de transpor as barreiras gerais da comunicação;
1.7. Processamento interno da informação;
1.8. Diferentes perguntas no processo de comunicação;
2. Etapas do atendimento presencial;
2.1. Qualidade de um bom atendedor profissional;
2.2. Importância dessas qualidades para o desempenho da profissão;
2.3. Diferença entre os conceitos de atendimento/venda e atitude/comportamento;
2.4. Atendimento telefónico;
2.5. Etapas do atendimento telefónico;
2.6. Regras do comportamento do atendimento telefónico;
2.7. Linguagem adequada ao atendimento telefónico;
3. Diagnóstico de necessidades;
3.1. Motivações/motivações;
3.2. Análise do perfil do cliente;
3.3. Guião de perguntas como auxilio ao diagnóstico de necessidades;
4. Língua inglesa aplicada ao processo de atendimento;
1º Trabalho
8.º Trabalho
Para
completar este tema, os alunos ião agora, para testar os seus conhecimentos de
atendimento telefónico, resolver uma ficha formativa.
1.5. Barreiras gerais do processo de comunicação;
1.6. Formas de transpor as barreiras gerais da comunicação;
1.7. Processamento interno da informação;
1.8. Diferentes perguntas no processo de comunicação;
2. Etapas do atendimento presencial;
2.1. Qualidade de um bom atendedor profissional;
2.2. Importância dessas qualidades para o desempenho da profissão;
2.3. Diferença entre os conceitos de atendimento/venda e atitude/comportamento;
2.4. Atendimento telefónico;
2.5. Etapas do atendimento telefónico;
2.6. Regras do comportamento do atendimento telefónico;
2.7. Linguagem adequada ao atendimento telefónico;
3. Diagnóstico de necessidades;
3.1. Motivações/motivações;
3.2. Análise do perfil do cliente;
3.3. Guião de perguntas como auxilio ao diagnóstico de necessidades;
4. Língua inglesa aplicada ao processo de atendimento;
1º Trabalho
Comunicação Interpessoal:
·
Se
formos simplificar, a Comunicação
Interpessoal em Negócios nada mais é que a comunicação entre as pessoas que
estão procurando o mesmo objetivo num processo comportamental.
·
A
comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de
informações entre duas ou mais pessoas.
Os
interlocutores são as pessoas que participam do processo de interação que se dá
por meio da linguagem. É aquele que toma parte da conversação.
Em Teoria da
comunicação, o emissor e o recetor também são conhecidos como locutores.
Normalmente
o emissor faz o pedido (ou a pergunta) e o recetor garante a resposta.
·
O
Emissor é o que transmite a mensagem.
(verbal ou não verbal)
·
O
Recetor é um dos protagonistas do
ato da comunicação: aquele a quem se dirige a mensagem, quem recebe a
informação e a descodifica.
·
A
Mensagem corresponde ao conteúdo de
ideias, palavras, expressões e valores enviados pelo transmissor e que serão
captados pela outra pessoa.
Canais de Comunicação:
Os
canais de comunicação são três:
·
Visual-
é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais,
como signos, imagens, desenhos, gráficos, tudo o que pode ser visto.
·
Auditivo-
é a forma sonora a mais predominante. O auditivo consegue perceber com maior
nitidez e facilidade dados vinculados ao som: volume, tonalidade, vocabulário,
ruídos, discursos, conversas, discussões.
·
Cinestésico-
é a característica das pessoas muito extrovertidas, que se movimentam muito,
que gesticulam com facilidade e que utilizam o corpo (linguagem não verbal)
para se expressar.
Contextos de Comunicação:
·
Os
níveis de comunicação são organizados de quatro formas distintas, são elas a:
Comunicação Interpessoal, Comunicação Grupal, Comunicação Organizacional e
Comunicação de Massas.
Feedback:
·
O
sucesso na comunicação não depende só da forma como a mensagem é transmitida, a
compreensão dela é fator fundamental, lembre-se que vivemos em sociedade de
cultura diversificada, e o que às vezes parece óbvio para você para seu
interlocutor não é.
·
Um
bom líder deve fornecer frequentemente feedback aos seus colaboradores. Isto
ajuda-os a compreender o que estão a fazer bem e o que estão a fazer mal e como
poderão melhorar. O feedback deve ser verdadeiro, não conter exageros
(positivos ou negativos), claro e basear-se em objetivos.
7.º Trabalho
Comunicação
Interpessoal:
Eu não sou bom – você é bom
|
Comportamento Passivo
|
Eu sou bom – você não é bom
|
Comportamento Agressivo
|
Eu não sou bom – você não é bom
|
Comportamento Manipulativo
|
Eu sou bom – você é bom
|
Comportamento Assertivo
|
2º Trabalho
Perfis comunicacionais
Estilo
Passivo;
Ø Apagado;
Ø Reservado;
Ø Tímido;
Ø Diz sim a tudo;
Ø Fala baixo;
Ø Foge dos conflitos;
Ø Inseguro;
Ø Obediente;
Estilo
Agressivo;
Procura:
Ø Dominar os outros;
Ø Valorizar-se às custas dos outros;
Ø Ignorar e desvalorizar
sistematicamente o que os outros fazem e dizem;
Estilo
Manipulador;
Ø Não se implica nas situações;
Ø Esquiva-se às responsabilidades;
Ø Geram descrédito quando descobertos;
Ø Relação pouco produtiva;
Ø …
Estilo
Assertivo;
Ø Tom de voz afirmativo/tom médio;
Ø Não invade o espaço do outro mas não
deixa invadir-se;
Ø Negoceia objetivos. Sabe negociar;
Ø Sabe o que fazer;
Ø Respeitado;
Ø Relação Ganhar-Ganhar;
Ø …
3º Trabalho
Comunicação Empática:
Definição:
É quando nos pomos no lugar de alguém, e vermos o mundo como a pessoa vê.
Como
Se Pode Ter Empatia:
1. Competência Inata ou Adquirida?
Como a maior parte das características pessoais, a empatia tem tanto de natural como de aprendizagem. Na realidade, nem todos possuímos esta característica e, mesmo entre quem a tem, poucos a sabem utilizar a seu favor. No entanto, qualquer um a pode desenvolver.
Assim, com alguma prática e persistência, poderemos desenvolver esta capacidade de modo a que depois possa funcionar de forma automática.
2. Empatia e Comunicação;
A empatia é uma ferramenta poderosa que permite com que duas ou mais pessoas interajam de forma proveitosa. No fundo, é através da empatia que se criam as pontes de comunicação entre duas pessoas.
Nem sempre a forma que escolhemos para transmitir uma ideia é suficiente para que ela seja perfeitamente entendida pelo nosso destinatário. Assim, a empatia tem tudo a ver com as palavras que escolhemos e a forma como as organizamos para comunicar as nossas ideias. Se temos algo a dizer, é essencial sabermos escolher a forma de, não só transmitir a ideia, mas faze-la ser bem compreendida por quem nos ouve.
3. Saber Escutar;
Tão importante como a forma como se comunica é a forma como se escuta. A base de toda a empatia está em demonstrar que só quer dar o que o outro precisa. A isto se chama empatia. O que temos não é mais nem menos que a resposta, na medida certa, às necessidades dos outros.
Para tudo isto, torna-se essencial compreender as necessidades do seu interlocutor, ouvi-lo e entendê-lo.
4. Os Limites da Palavra;
O segredo da boa empatia passa igualmente por manter limites na forma como se expressa. O excesso de ênfase nas suas palavras podem criar o efeito inverso e suscitar a dúvida sobre as suas reais capacidades e a veracidade das suas afirmações. Por outras palavras, a intenção funciona melhor quando não é claramente intencional. Ou seja, mais do que ostentar o objetivo, é preciso saber fazer acreditar que temos a resposta. Caso contrário, o que irá transparecer não é sua qualidade profissional, mas o esforço que está a fazer para parecer convincente.
Como a maior parte das características pessoais, a empatia tem tanto de natural como de aprendizagem. Na realidade, nem todos possuímos esta característica e, mesmo entre quem a tem, poucos a sabem utilizar a seu favor. No entanto, qualquer um a pode desenvolver.
Assim, com alguma prática e persistência, poderemos desenvolver esta capacidade de modo a que depois possa funcionar de forma automática.
2. Empatia e Comunicação;
A empatia é uma ferramenta poderosa que permite com que duas ou mais pessoas interajam de forma proveitosa. No fundo, é através da empatia que se criam as pontes de comunicação entre duas pessoas.
Nem sempre a forma que escolhemos para transmitir uma ideia é suficiente para que ela seja perfeitamente entendida pelo nosso destinatário. Assim, a empatia tem tudo a ver com as palavras que escolhemos e a forma como as organizamos para comunicar as nossas ideias. Se temos algo a dizer, é essencial sabermos escolher a forma de, não só transmitir a ideia, mas faze-la ser bem compreendida por quem nos ouve.
3. Saber Escutar;
Tão importante como a forma como se comunica é a forma como se escuta. A base de toda a empatia está em demonstrar que só quer dar o que o outro precisa. A isto se chama empatia. O que temos não é mais nem menos que a resposta, na medida certa, às necessidades dos outros.
Para tudo isto, torna-se essencial compreender as necessidades do seu interlocutor, ouvi-lo e entendê-lo.
4. Os Limites da Palavra;
O segredo da boa empatia passa igualmente por manter limites na forma como se expressa. O excesso de ênfase nas suas palavras podem criar o efeito inverso e suscitar a dúvida sobre as suas reais capacidades e a veracidade das suas afirmações. Por outras palavras, a intenção funciona melhor quando não é claramente intencional. Ou seja, mais do que ostentar o objetivo, é preciso saber fazer acreditar que temos a resposta. Caso contrário, o que irá transparecer não é sua qualidade profissional, mas o esforço que está a fazer para parecer convincente.
4º Trabalho
Barreiras Gerais no Processo de Comunicação:
Aqueles fatores, como a linguagem ou as relações
socioculturais, que interferem na interpretação e transmissão adequada das
ideias entre os indivíduos ou grupos.
Todos nós somos, frequentemente, confrontamos com barreiras
de comunicação. Temos vários exemplos de situações bastante comuns no nosso
dia-a-dia em que nos deparamos com um processo de comunicação deficiente, ou
até mesmo esse processo não se chegar a realizar:
·
Uma chamada telefónica em que não conseguimos entender
o que a pessoa do outro lado nos diz, devido a ruídos ou interferências;
·
Uma consulta médica em que o Doutor aplique termos
técnicos, dos quais o paciente não tem conhecimento do seu significado;
·
Uma conversa com alguém que não fale claramente nem pausadamente
de modo a que o recetor não consiga entender a mensagem que o outro tenta
transmitir;
·
Alguém tentar transmitir-nos uma mensagem, mas a nossa
atenção estar direcionada para outros campos, de maneira que não conseguimos
ouvir, nem entender aquilo que nos tentavam transmitir.
Barreira à Comunicação:
Informação Contraditória;
Como o nome indica, estão
relacionadas com o meio exterior ao individuo.
São
Barreiras Externas à Comunicação
Radicalismo/Egocentrismo
São criada
pelo próprio individuo e resultam de diferenças entre valores e culturas.
Surgem quando determinados fatores provocam em nós um choque ou rejeição entre
o que julgamos habitual, correto (ou desejado) e o que observamos.
São
Barreiras Internas à Comunicação
6.º Trabalho
Perfil e Funções do
Atendedor Profissional:
Características/Qualidades
de um Atendedor:
·
Atitude Positiva/Autoestima;
·
Saber-Saber, Saber-Estar e Saber-Fazer;
·
Querer-Poder-Agir;
·
Simpatia;
·
Disponibilidade;
·
Flexibilidade;
·
Assertividade;
·
Conhecimento;
·
Eficiente;
·
Educação;
·
Competência;
·
Profissionalismo;
·
Pontualidade/Assiduidade;
·
Competente (saber fazer); Boa Imagem (saber estar);
·
Assertividade;
·
Saber escutar;
·
Empatia;
·
Feedback Positiva- Empresa/Serviços/Produtos;
·
Concorrência;
·
Técnicas de Atendimento;
·
Responsabilidade;
·
Flexível;
Conhecimento:
·
Da Empresa (cultura, procedimentos, produtos/serviços)
·
Das Técnicas do Atendimento
Um
atendedor tem como função executar atividades de atendimento ao cliente e
publico em geral, dando suporte no esclarecimento de dúvidas, registo de
reclamações, oferecimento de serviços e produtos, cobranças e informações
diversas.
Para Ajudar o
Público Durante o Atendimento Devemos:
·
Saber ouvir;
·
Informar e orientar com seguranças;
·
Avaliar os sentimentos corretamente;
·
Respeitar os problemas;
Ter atitude
positiva é pensar com otimismo, esperança e entusiasmo, o que faz com que tudo
seja mais fácil e que consigamos atingir os objetivos. Ter atitude positiva por
si só, não resolve os problemas mas encoraja as pessoas para agir de tal forma.
Atitude é a
predisposição do sujeito para agir de determinada maneira.
Atendimento
Presencial:
·
Neste tipo de atendimento é fundamental utilizar um
conjunto e normas que permite orientar uma atitude e um comportamento positivo
face ao cliente para que ele volte sempre.
·
O conjunto de normas para o atendimento direto,
abrange as dimensões da aparência, da expressão corporal e da voz.
Conceitos Gerais de
Atendimento/Venda:
·
Enumerar e caracterizar as principais qualidades de um
atendedor profissional, reconhecendo a sua relevância no desempenho da função.
·
Identificar a diferença entre os conceitos de
atendimento/venda e atitude/comportamento.
·
Identificar e aferir as motivações /necessidades de
cada cliente.
·
Estruturar o
processo de atendimento aplicado as atitudes/comportamentos associados a cada
etapa.
·
A relação entre dois temas se dá a partir do momento e
que são expostos os seus conceitos, ou seja, as atitudes envolvem o que as
pessoas pensam, sentem e como elas gostariam de se comportar em relação a um
objeto atitudinal. Já o comportamento não é apenas determinado pelo que as
pessoas gostariam de fazer, mas também pelo que elas pensam que devem fazer,
isto é, normas sociais, pelos seus hábitos e pelas consequências esperadas de
seu comportamento.
Diferentes Etapas
do Atendimento:
·
Falar de forma clara e natural;
·
Falar de forma educada e devagar;
·
Falar com convicção sem ser bombástico;
·
Evitar palavras muito técnicas;
·
Usar palavras simples e de fácil convicção;
·
Repetir a informação sempre que o cliente mostra
dúvidas;
·
Sorrir enquanto se fala pois transmite simpatia;
·
Evitar expressões ou entoações de desinteresse;
·
Evitar sempre qualquer circunstância de discussão;
Atendimento
Telefónico:
O
Telefone no Espaço de Trabalho:
É através de
uma conversa ao telefone que muitas vezes se cria a primeira impressão.
Frequentemente, as primeiras impressões são também as últimas.
Muitas
chamadas telefónicas estão relacionadas com negócios. Os telefones fazem parte
de quase todos os negócios. O sucesso de um negócio depende muitas vezes da imagem
pessoal transmitida por telefone.
A
comunicação telefónica:
ü A comunicação telefónica é muitas vezes o primeiro contacto que e tem com
uma empresa.
A primeira
impressão é duradoura e por isso se deve dar muita atenção ao modo como se
atende o telefone.
Regra de Ouro;
·
Deve
atender-se o telefone com uma voz que dê, a quem nos ouve, vontade de nos
conhecer.
Comunicações
Telefónicas Profissionais:
Regras Gerais;
·
Tomar
nota das mensagens e transmiti-las;
·
Saber
dar informações;
·
Encaminhar
assuntos;
Existem, no entanto, outras regras
específicas que não devem ser negligenciadas aquando o contacto telefónico:
·
Ao
identificar-se, a pessoa nunca deve anunciar o seu título académico ou
hierárquico, salvo casos em que é necessária uma identificação completa;
·
Insistir
em saber o nome do interlocutor e usá-lo ao longo da conversa para personalizar
o contacto;
·
Falar
de modo calmo e num tom ligeiramente abaixo do normal, visto que o telefone
distorce a voz;
·
Nunca
levantar a voz;
·
Sorrir
de forma a deixar transparecer uma boa disposição natural;
·
Em
caso de queixa não partir logo para a defesa e mostrar-se interessado na resolução
do problema;
Contacto
Telefónico:
Outras Considerações;
Durante a
comunicação colabore no esclarecimento das intenções do seu interlocutor.
·
Coloque
as questões que considerar necessárias;
·
Não
hesite em pedir a repetição de palavras mal compreendidas;
·
Preste
as informações complementares;
·
Tome
nota do necessário;
Depois da comunicação, se tiver que
transmitir a mensagem a terceiros, deverão constar como principais elementos…
·
Nome
do emissor;
·
Morada;
·
Contactos;
·
Objetivo
da comunicação;
·
Data
e hora exata;
·
Assinatura
da pessoa que recebeu a mensagem;
Protocolo
Telefónico:
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